Cuil, seria o novo ” Exterminador do Google ” ?

Me lembro, há algum tempo atrás, do Powerset, um novo site de busca em que muitas pessoas apostaram suas fichas que ele seria apaz de derrubar o Google. Até hoje, a única coisa interessante que aconteceu foi a compra da Powerset pela Microsoft, que possivelmente vai integrar, de uma certa forma, o site aos seus serviços online.
No entanto, surgiu um novo soldado na guerra contra o Google: é o Cuil [pronuncia-se cool]. Ele foi desenvolvido por ex-funcionários do Google, e com o objetivo de desbancar o buscador.


Cuil: seria ele a nova ameaça ao Google ?

Eu fiz um teste simples, comparando o Cuil e o Google, buscando sobre Brasil. Confira minhas análises

Estrutura: Eu simplesmente adorei o sistema de colunas adotado pelo site, ao invés de lista, como no Google; cada resultado trás uma imagem relacionada ao site, e uma descrição dele. No entanto, o Google apresenta imagens [que eu ainda não descobri como se busca no Cuil] e o mapa, também ausente no Cuil.

Resultados: O Google trás 2 links repetidos do site governamental do Brasil, mais um não governamental, enquanto o Cuil não trouxe nenhum relacionado diretamente ao país. Ambos trouxeram o Banco do Brasil, mas o Cuil trouxe a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil [!], a MTV Brasil, A LG BRasil, a Disney Brasil, e acreditem, um site de capoeira do Brasil [nenhum desses caíram no Google, pelo menos na primeira página].

Interface: Para quem gosta de agilidade ou simplicidade, o Google sempre foi uma boa, já que ele só apresenta links, ao contrário do Cuil, que tem cores e é mais atrativo.

Resumindo: Eu ainda não troco o Google pelo Cuil, mas prefiro usar os dois, já que o Cuil [que indexa mais de 120 bilhões de páginas, ao contrário do Google, que “só” indexa 40 bilhões] trás resultados bem diferentes do Google, que ás vezes caem bem, dependendo da situação. No entanto, seria melhor você mesmo experimentr o Cuil, acessando aqui.

Obs.: O Cuil já foi muito comentado em diversos sites de internet e tecnologia; inclusive saiu ontem no Jornal da Clobo uma matéria muito esclarecedora sobre ele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s