Uruguai vai distribuir um laptop XO para cada aluno da escola primária

Nossos vizinhos uruguaios decidiram investir em tecnologia na educação. O Governo vai pagar o equivalente a US$ 260 por cada aluno aluno da escola primário, com um laptop XO (o latptop de 100 dólares, aquele desenvolvido pelo MIT), manutenção do equipamento e acesso a internet. No total, vai equivaler a quase 5% da verba para a educação. É o primeiro país a fornecer um laptop para cada aluno primário.

O projeto foi chamado Plan Ceibal e englobará 362 mil alunos e 18 mil educadores, que inclusive serão treinados em relação ao equipamento, que vai rodar uma interface Linux, o Sugar.

Só para lembrar, os benefícios que um computador pode trazer para estudantes são diversos. Um proveito maior na aprendizagem, mais dinâmica e rápida. O XO pode ser utilizado como livro e facilmente transportado. Enquanto o Brasil não possui nem salas de computação prestáveis nas suas escolas públicas, o Uruguai já está dando acesso a tecnologia ao seus estudantes desde pequenos, e já pretende implantar o mesmo projeto nas escolas secundárias e no pré-escolar.

O PIB do país não costuma chegar a US$ 50 bilhões anuais, enquanto o Brasil arrecada 1,9 trilhão. Portanto, recursos não são desculpa para a educação péssima do nosso país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s