Copenhague COP15 acaba em pizza

Líderes do mundo inteiro se reúnem em Copenhague, capital da Dinamarca, na 15ª Reunião da ONU para questões climáticas (carinhosamente apelidada de COP15). Mas será que mesmo assim, com questões políticas e econômicas em jogo, a COP15 vai resultar em algum acordo que valha a pena ?

Desde 1997, quando iniciou-se os acordos do Protocolo de Quioto, o mundo vem tendo campanhas e mais campanhas ambientais para tentar salvar o planeta contra o aquecimento global; mesmo assim, continuamos com o mesmo cenário que o Protocolo tentou evitar.

Na época, a posição dos Estados Unidos, que não assinou o protocolo pois ele seria uma pedra no sapato da economia norte-americana, causou polêmica, já que como o maior poluidor do planeta na época, ele poderia e muito ajudar na preservação e no combate ao aquecimento global. Hoje sabemos que o título que “chaminé do mundo” pertence a China, que não para de crescer economicamente a cada ano, mesmo ás custas do planeta.

Além dos Estados Unidos (vermelho), a maioria dos países (verde) decidiu adotar os termso do Protocolo de Quioto

Durante esta última semana, o Governo chinês, ao lado os países emergentes e subdesenvolvidos, defenderam em Copenhague que é de responsabilidade dos Estados Unidos e da Europa, que alcançaram o desenolvimento desde a Revolução Industrial, os primeiros passos para o fundo mundial de combate ao efeito estufa. Assim, defendem os chineses, é injusto cobrar dos países “nem tão ricos assim” alguma medida tão moderada. Os Estados Unidos, representado por Obama e Hillary, já se mostrou mais aberto a acordos, enquanto  Lula arregaçou as mangas e cobrou dos países chamados “desenvolvidos” medidas sérias.

Copenhague COP15: tanto tempo de preparação, mas nenhum resultado sólido

Vale lembrar que COP15 foi um fracasso total, sem acordos sólidos. A única proposta concluída foram acordos espontâneos, sem nenhuma cobrança ou legislação oficial, que garanta as ações dos países envolvidos. Resumindo, começaremos 2010 sem nenhuma perspectiva de melhora para o planeta.O COP15, quem diria, acabou em pizza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s