Em Dubai, os robôs é que limpam as janelas

Gekko, um dos robôs que limpam os vidros do grande Burj Khalifa

Perante toda a altura do Burj Khalifa, é intrigante imaginar como todos os vidros do prédio podem ser limpos, sem precisar dias para isso nem gastar tanto com material de limpeza. Pois bem, já há uma solução para isso.

A empresa suíça Serbot AG teve a brilhante (e lucrativa) idéia de produzir robos de limpeza esclusivos para arranha-céus. No Burj Khalifa, dois foram comprados para garantir a limpeza dos vidros: o Gekko e o CleanAnt. Entre as vantagens dos robos estão a segurança, já que não é preciso pausar a limpeza durante ventos fortes (que podem causar a queda de homens em serviço), são muitos mais rápidos (podem limpar 400 m² em 1 hora, 15x mais rápido que um humano), mais versáteis (podem limpar painéis solares e várias superfícies inclinadas) e mais econômicos (não esperam salário no fim do mês nem tiram férias).

Como se as vantagens já não fossem poucas, os robôs ainda são ecologicamente corretos. Ao invés de detergentes, é possível utilizar elo seco, água desmineralizada ou com enzimas, além de um sistema próprio para “reciclar” os materiais.

Nada melhor do que braços mecânicos que não cansam para trabalharem 24 horas por dia limpando a sua vidraça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s