Qatar quer nuvens artificiais de fibra de carbono na Copa de 2022

A altas temperatura do Qatar durante o verão é uma das principais preocupações para a Copa de 2022, já que o mundial é tradicionalmente realizado nessa estação. No entanto, alguns engenheiros do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial estão projetando nuvens artificiais (já que as naturais não são muito abundantes), de fibra de carbono e hélio, para flutuar sobre os estádios e  fazer sombra para os torcedores.

Segundo os próprios engenheiros, cada nuvem deve sair em torno de US$ 500 mil cada. Elas devem contar com abastecimento de energia solar, além de toda uma estrutura que permite sua locomoção pelo ar, via controle remoto.

Exemplo de como seriam as nuvens artificiais do Qatar 2022

 

“As nuvens artificiais vão ser controladas por controle remoto,  alimentado por quatro motores movido a energia solar e vão voar  para proteger dos raios solares diretos e indiretos, para controlar as temperaturas nos estádios”, disse Saud Abdul Ghani, o chefe de departamento da universidade. [via Wired]

A FIFA tem garantido que a Copa continuará sendo realizada no período do verão, mesmo sob os protestos de muitos, que preferiam a sua transferência para o inverno do Qatar, de temperaturas mais suportáveis. Enquanto isso, no Brasil, ainda vivemos o dilema de conseguir ou não realizar uma Copa decente (graças a brilhante administração da CBF, que tem usado o evento como moeda de troca para seus próprios interesses).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s