Luz, Câmera, JESUS!

No Brasil, alguns canais de televisão que não se preocupam na qualidade de sua grade, vendem verdadeiros pedaços da programação para terceiros, entre eles Igrejas e religiosos que utilizam dinheiro de patrocínio e, principalmente, dos fiéis, para pagar as emissoras e poderem transmitirem os seus telecultos.

Quem não conhece, por exemplo, Silas Malafaia, o famoso pastor que ficou famoso por levantar a bandeira anti-gay ? Ele já foi denunciado ao Ministério Público inúmeras vezes por incitar o ódio e a violência contra homossexuais no seu programa, o Vitória em Cristo, que é transmitido pela Band e RedeTV! aos sábados pela manhã.

Mas o pior acontece quando estes canais tapam os olhos para o conteúdo, se fingindo de cegos enquanto o dinheiro vai entrando em caixa. E olhe que o programa já está a quase 30 anos no ar. São quase três décadas em que um programa religioso prega livremente seus ideais, sem nenhuma intervenção do Estado.

Um outro exemplo recente é o do Bispo R.R. Soares, que a um bom tempo ocupa o horário nobre e as marugadas da Band. A história é curiosa, pois o canal confirmou que não renovaria o contrato com o Bispo para 2012 e vinha anunciando novidades na grade para ocupar o horário da Igreja. No entanto, para a surpresa de muitos diretores da própria emissora, Soares acabou renovando contrato e mandando uma grade inteira para o espaço.

Nos bastidores, dizem que muitos outros líderes religiosos estavam torcendo, isso mesmo, torcendo para que o acordo não fosse renovado, assim o Bispo Soares perderia um importante horário e, conseqüentemente, um grande rebanho de fiéis que o assistia em horário nobre. Ou seja, o negócio deixou de ser apenas trabalho missionário, se tornou um empreendimento, uma fonte de lucro, onde milhares de telespectadores fisgados pelos sermões são levados a contribuir com a obra de Deus pela televisão.

E como tudo que mexe com dinheiro, sempre existe concorrente para abocanhar uma fatia do mercado. Seja coincidência ou não, o outro telepastor Valdemiro Santiago, que em 2008 comprou 22h de programação da Rede 21 (que pertence, veja só, ao Grupo Bandeirantes) por R$ 400 mil mensais, estaria negociando o horário nobre da RedeTV!, entre 20h30min e 21h30min, ou seja, antes do programa do R.R. Soares na Band, por uma bagatela em torno de R$ 6 milhões ao mês.

Aí eu te convido a raciocinar: quanto não ganhariam essas emissoras se decidissem investir em programas próprios, dando emprego pra gente criativa e criando concorrência saudável? E enquanto ao Ministério das Telecomunicações e a Anatel, que venderam a concessão para transmitir a esses canais, e não fazem nada em relação a isso, estando cientes que cada canal só pode vender 25% da programação diária, equivalente a 6 horas, de conteúdo comercial ou de produções independentes ? Se somarmos comerciais mais horários vendidos, além do caso da Rede 21, a cota permitida é facilmente ultrapassada. E nós perdemos a chance de serem exibidos conteúdos decentes, ou pelo menos, que não sejam religiosos.

Infelizmente, neste Brasil a guerra é santa e a gente assiste ela do sofá.

Anúncios

Um comentário em “Luz, Câmera, JESUS!

  1. E daí eu me pergunto. por que no Brasil não existem mais pessoas que pensam dessa forma?! Sinceramente, estaríamos com muito menos conterrâneos acéfalos. O que acontece é que esses pseudo-religiosos não se dão conta de que são eles que alimentam essa farça na Tv, esse ultraje contra todos os direitos humanos, todos somos iguais perante a lei, e preconceito é uma forma tão medíocre de pensamento, pois por baixo da pele todos somos vermelhos, e é isso que importa. Não entendo como a minha opção sexual possa vir a exercer alguma influência ou ”ameaça” na Fé de alguém. O que eu acho é que por trás de cada fanático religioso existe um führer, isso mesmo, um líder nazista, por que quem condena qualquer pessoa, escolha, opção, crença, credo, religião, cultura, partido político ou marca de torradeira (rs), é sim um nazista, ou uma pessoa que precisa de ajuda, imediatamente.
    Essa necessidade que as pessoas tem que se sentirem seguras quanto ao que lhes acontecerá depois da morte, faz com que sua vida na terra seja vazia, vã, sem objetivos, sendo assim somente mais uma marionete nas mãos da mídia e de seus respectivos ”salvadores”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s