Parabéns, Antoni Gaudi!

Muitos fãs de arquitetura comemoram hoje o 160º aniversário do nascimento do catalão Antoni Gaudi, um dos maiores arquitetos da história. Nascido em Reus, Catalunha, na Espanha, em 25 de junho de 1852, Gaudi foi batizado como Antoni Plàcid Gaudí y Cornet, e apesar de ter vindo de uma família pobre, sempre se interessou por arquitetura, tanto que nunca chegou a se casar, dedicando-se totalmente a profissão.

A maior parte de seus projetos foram executados em Barcelona e arredores, marcando profundamente a paisagem urbana da cidade com seu estilo único. Até hoje, seus palácios e templos se destacam de todo o resto, graças a complexidade de suas formas.

Como sofria de reumatismo, Gaudi não podia acompanhar as crianças na maioria das brincadeiras, e suspeita-se que foi apartir daí que ele começou a  observar a natureza e suas formas, uma inspiração determinante para as suas obras. Além da influência orgânica, seus trabalhos também levavam elementos da arte gótica, medieval e árabe.

Com sua visão distinta que incorporava elementos da natureza, religião e cultura catalenha, Gaudi surpreende até hoje com a magnificência de suas obras. Sempre atento aos detalhes, seus prédios são cheios de terraços e varandas salientes, trabalhados em curvas e projeções, com decoração mourisca.

É algo que não dá pra esquecer ou confundir com outros estilos.

Sua maior obra conhecida é Templo Expiatório da Sagrada Família, um projeto colossal da qual se dedicou de 1915 até a sua morte. Entre outros trabalhos estão a Casa Batló, a Casa Calvet e a Casa Vicens.

Fotos da Sagrada Familia, por dentro e a sua fachada!

Gaudi morreu no hospital em 1926, rodeado de amigos, devido a um atropelamento por bonde. Seu corpo foi enterrado nas criptas da própria Sagrada Familia.

Seu legado artístico, no entanto, vive e surpreende até hoje à todos que conhecem sua obra.

Via Huffington Post.

Fotos: Bikes and BooksSalvador Badiella, profzucker, Jim Anzalone, puroticorico,  dinoboy e bastique.

Deixe um comentário